Entrevista a Alex Pastor, campeão de kitesurf | Esportes

Qual você acha que é o grupo muscular mais importante para o kitesurf?

A volta, com certeza. E também as pernas e os músculos abdominais. Até mesmo o bíceps, usa-se muito os truques que fazemos, como o handle pass (a manobra em que se passa a barra por trás). Para os pousos, que são no plano, é bom se preparar fazendo agachamento.

Onde é que faz tanta energia? Você ainda qualquer plano de alimentação em concreto?

Antes de fazer kite tomo XS, uma nova bebida energética com suco de frutas. Sigo uma dieta em que dou importância às proteínas, mas sem me tornar louco. Não vou contar calorias nem levando tudo ao milímetro. Se eu tenho que comprar uma pizza num fim-de-semana, eu como.

O que outros esportes você gosta?

Eu gosto muito de fazer wakeboarding, o snow, o surf… tudo o que tenha a tabela! E CrossFit.

E que é o que mais se acopla do kite?

As sensações. E, uma vez que você se acostumar com as sensações de saltar, quando testes uma nova manobra. Depois de tantos anos, você tem que estar sempre inovando para manter a motivação.

Como são criados novos truques ao kite? Como Se trabalha sobre os movimentos que já existem ou como vai?

Chega a um ponto em que já é muito difícil inovar, por isso que você deve se concentrar em melhorar a sua forma física. Isso permite que você, em seguida, adicionar giros mais rápidos.

Qual é o melhor site de Portugal para fazer kite?

Eu pago, claro! Você garante que há vento em 90% dos casos, e quando alguém está de férias e quer ir para o lance fixo. Então, eu acho que as Canárias, porque tem bastante vento também. Na Andaluzia temos um monte de bons sites, como Málaga, Huelva ou Almeria.

Em Tarifa você tem uma escola de kite. Fale-nos um pouco sobre ela.

Levamos a partir de 2014 e temos crescido muito rápido. Começamos a ser muito pequenos e agora eu não posso dar aulas a todos os alunos, assim que nós somos cinco instrutores. Estou muito satisfeito com o equipamento, porque são meus amigos, os conheço desde sempre e tem uma experiência parecida com a minha, embora sem a competição. Eu me centro mais em dar classe a nível avançado. Agora, no verão, temos de 6 a 20 alunos por dia.

Em quanto tempo uma pessoa pode dominar o kite?

A média da nossa escola está entre três e seis dias. Depende de cada pessoa. Tem gente que é capaz até mesmo em dois dias.

É uma questão de equilíbrio? O De força?

Não é questão de força. Vai acoplado ao pipa com um chicote. Controlar a pipa é o que mais leva. A segunda parte é ficar de pé na prancha, o que costuma levar um par de dias. Uma vez que você colocar de pé, é muito fácil manter o equilíbrio.

Deixe uma resposta