Macaco Xico e os outros personagens que pintavam o sete em “Caras & Bocas”

De volta nesta semana no Vale a Pena Ver De Novo, “Caras & Bocas” é também lembrada, dentre outras coisas, como a “novela do macaco”.

134133714Na história, o macaco Xico (que na vida real era a chimpanzé fêmea Kate) aparece na casa de Dênis (Marcos Pasquim), um pintor de quadros de paisagens que não faz muito sucesso com seu trabalho. O animal é acolhido pelo filho do rapaz, Espeto (David Lucas), escondido de seu pai. Mas em uma visita de Simone (Ingrid Guimarães), amiga e sócia de Dafne (Flávia Alessandra), que pensa em lança-lo no mundo das artes, Dênis é surpreendido pela “obra” de Xico. O macaco havia pegado suas tintas e feito borrões nas pinturas de paisagem. O resultado: Simone adorou os quadros e Dênis ficou surpreso.  O rapaz decide aceita adotar o macaco junto com Espeto e convencido pelo filho, passa a assinar os quadros de figuras abstratas pintados por ele. Para cuidar do macaco pintor, a dupla conta também com a ajuda de Socorro (Elizabeth Savalla), tia deles e mãe de Gabriel (Malvino Salvador).

Além da relação profissional, Simone e Dênis têm 0,,34041999,00um envolvimento amoroso. Ela já foi casada duas vez e busca um terceiro marido. Por isso, navega por bate-papos na internet e sempre acaba arrumando confusão. Até que conhece Edgar (Júlio Rocha), um galanteador que se revela mau-caráter. Por causa dele, Simone se desentende com Dafne. Grávida e desiludida, após descobrir a traição do namorado, ela resolve sair da cidade para ter o seu filho. Ingrid Guimarães estava grávida também na vida real e se afastou da novela para dar à luz a sua filha. Ela retorna faltando um pouco mais de um mês para o término. No final, descobre-se que o Picassinho, o bebê de Simone é fruto de sua relação com Dênis e eles se acertam. Antes do final feliz, no decorrer da trama, Dênis é desmascarado por Bianca (Isabelle Drummond), em um lançamento de sua exposição. A menina revela a verdadeira autoria dos quadros. Na cena, aconteceu algo que não estava no roteiro, o macaco abraça afetuosamente Marcos Pasquim, que interpretando, contava a verdade aos demais personagens.

Além dos quadros de Xico, Dênis também é acusado pelas falsificações do quadro de Debret, lançados na exposição, que ele aceitou fazer obrigado por Judith (Deborah Evelyn), sob chantagem dela maltratar Xico.

caras-e-bocas-05-10-judith-e-pelopidasEm suas armações, a vilã contava com a ajuda de Edgar, de quem se torna amante. Ela é casada com Pelópidas (Marcos Breda), que é um verdadeiro capacho em suas mãos e por quem é chamada de “abelha rainha”. No final, Judith perde a galeria por causa de dívidas. O espaço é recuperado por Dafne em sociedade com Amarilys (Guilhermina Guinle). Em julgamento, Dênis depõe contra ela. No recesso do julgamento antes do veredicto, a vilã planeja sua fuga com Edgar. No dia da fuga, no aeroporto, ele é atingido por um tiro disparado por Beth (Alice Assef), sua ex-mulher, já que ele planejava levar seu filho junto. No meio da confusão, Lili (Maria Clara Gueiros), ex-mulher de Dênis, troca a mala de dinheiro por outra com papeis. No avião, Judith percebe a troca e volta para buscar a mala. No saguão do aeroporto, é surpreendida por policiais que a levam presa.

Para tristeza de Lili, o dinheiro da mala é destinado à Magali (Thalma de Freitas) para ela fundar uma ONG de combate a maltratos aos animais. O tema também foi discutido na novela. Na trama, Aluísio (Alexandre Moreno), dono de um petshop, traficava animais. E através do surgimento de Miriam (Vanessa Giácomo), uma jovem que cuidava de Xico no circo, onde o macaco era maltratado. Na última cena da novela, com uma narração de Marcos Pasquim, os telespectadores são informados de que a chimpanzé Kate seria abrigada no Santuário dos Animais.

Outro tema retratado na novela é a cultura judaica 87371_36e as relações de judeus com não judeus, os chamados góis. Na trama, o joalheiro Benjamin (Sidney Sampaio) é o filho único de uma família de judeus ortodoxos, o rabino Mendel (Jaime Leibovitch) e Esther (Ana Lúcia Torre). O jovem passa a questionar seus preceitos e a liberdade de viver sua juventude. Ele começa então a frequentar a noite e acaba se envolvendo com Tatiana, secretária da galeria de Dafne e Simone.  Seus pais trazem então de Israel a jovem Hannah (Júlia Lund), também judia ortodoxa. Ele estranha o comportamento puritano da noiva e se aproxima cada vez mais da brasileira, chegando a sair de casa para morar com ela.

Decepcionados, os pais não permitem que ele continue trabalhando na joalheria e ele começa a trabalhar na administração da galeria e muda o visual. Seu casamento com Tatiana não dá muito certo. Ele tenta que ela se converta à sua religião, mas ela não aceita. A relação fica ainda mais abalada quando Tatiana é diagnosticada com câncer de mama e começa a perder os cabelos. Benjamin começa a se desinteressar da mulher e tenta se aproximar da ex-noiva. Mas, a esta altura, Hannah está apaixonada por Vicente (Henri Castelli), advogado amigo de Dafne, que depois de uma temporada na Inglaterra volta mais despojado.  No momento da doença, Tatiana encontra o apoio de Esther, que se torna sua amiga e a incentiva a raspar os cabelos (a atriz raspou os cabelos de verdade). Tatiana descobre-se descendente de judeus e começa a se interessar pela religião. Ela se apaixona e se casa com Isaac (Theodoro Cochrane), irmão de Hannah. Benjamin decide buscar suas raízes e viaja para Israel.

images (1)Na galeria, além de Tatiana, trabalha também Cássio (Marco Pigossi). O rapaz é gay, mas fica tão amigo de Léa (Maria Zilda Bethlém), mãe de Judith, que eles acabam se apaixonando. O personagem ficou famoso pelo seu bordão “Tô rosa chiclete” e chamava Léa de “Maria Purpurina”. Mas, o romance do diferente casal não chegou até o final da novela. Ela acaba se envolvendo com Sid (Klébber Toledo), amigo de Cássio. E ele, se aproxima cada vez mais de André (Ricardo Duque), dono do badalado restaurante Sem Fronteiras, e viajam juntos no final.

André é meio-irmão de Amarilys, que após ficar viúva,1d61a6c41c4af3e5c99dc0c92b5cc413 chega da Europa com o enteado Renan (Dener Pacheco). O rapaz se envolve com Vanessa (Sophie Charlotte), funcionária do restaurante, mas se mostra desequilibrado e agressivo durante a relação. – Dois meses após o término da novela, o ator Dener Pacheco morreu, aos 28 anos, vítima de câncer no estômago e no pulmão.

0,,32661288-EXH,00Vanessa é filha do divertido casal baiano Ivonete (Suzana Pires) e Fabiano (Fábio Lago). Ele é amigo de Gabriel (Malvino Salvador) e seu ajudante no bar. O sossego da família é atrapalhado com a chegada de Adenor (Otaviano Costa), suposto irmão caçula de Ivonete. O rapaz vive arrumando desculpas para não arrumar trabalho e é defendido por Ivonete, que exclamava sempre: “Me absolva, Fabiano!”. Desconfiado que eles são bem mais do que irmãos, Fabiano passa a seguir a mulher usando inúmeros disfarces, como o de baiana vendedora de acarajé, japonesa e freira, o que garantia bons momentos cômicos à trama. Fabiano descobre que Ivonete e Adenor são mesmo amantes e que Valdemir (Gabriel Kaufmann), criado por ele como filho, é fruto da traição do casal. Fabiano e Vanessa se mudam da casa e Ivonete tem que trabalhar. No final, Fabiano a aceita de volta. Mas, como vingança, também coloca em casa uma suposta prima. Adenor se casa com Mercedes (Neusa Maria Faro), pensando que ela é rica, mas descobre que ela é tão pobre quanto ele. Ela se casa com o mesmo pensamento.

Anita (Daniele Haloten), a irmã de Gabriel que é deficiente visual, começa a vender flores na porta do Sem Fronteiras, onde conhece Anselmo (Wagner Santisteban), um dos garçons do lugar. Para não dizer à moça que é pobre, ele mente falando que é um frequentador do local. Eles se apaixonam e ele acaba revelando a verdade, mas o namoro dos dois encontra o impedimento do irmão-protetor dela. Com ajuda de Socorro, a mãe dela, o casal consegue ficar junto. Casam-se e têm um filho. No final, quando Gabriel volta a ser um artista plástico, ele deixa o bar para os dois.

09264464No começo da trama, antes de se acertar com Dafne, Gabriel é noivo de Laís (Fernanda Machado). Filha de Zoraíde (Cristina Mutarelli) e Ernani (Roney Facchini), dono do prédio onde Gabriel mora e funciona seu bar. Ele o pressiona para se casar com sua filha, caso contrário, tomará o prédio. Depois de muito insistir sem sucesso, Laís acaba desistindo do rapaz. Devido a sua proximidade com Judith para atrapalhar Dafne, ela começa a trabalhar na galeria. Lá, conhece Caco (Rafael Zulu), ficam amigos e acabam se apaixonando.

Um casal de muitos desencontros é 328_296-carasNicholas (Sérgio Marone) e Milena (Sheron Menezes). De origem humilde, ela chega a recusar o dinheiro que Judith lhe oferece para que ela se afaste de seu irmão. Cansada de ver a filha sendo humilhada, a governanta Dirce (Dhú Moraes) revela que ela é filha de Jacques (Ary Fontoura). Cheia de posses, Milena decide se vingar de Nick. Através de um intermediário, ela lhe propõe casamento por dinheiro, sem que ele saiba quem é a moça. Só na hora da cerimônia que ele descobre que se trata de sua ex-namorada. Mas, após o enlace, quem dita as regras é ela. No final, Nick acaba lhe pedindo perdão e os dois se acertam.

Com cerca de 60 personagens, “Caras & Bocas” tinha uma narrativa rápida, como a de seriados. Com isso, as tramas se resolviam em uma ou duas semanas e todos os núcleos paralelos tinham destaques, assim como a trama central. Esta agilidade permitiu que a novela tivesse fôlego de durar 232 capítulos e cerca de nove meses no ar.

 Paulo Ricardo Diniz

This entry was posted in Teledossiê, Telereprise and tagged by Paulo Ricardo Diniz. Bookmark the permalink.
Paulo Ricardo Diniz

About Paulo Ricardo Diniz

Jornalista, mas também estudou Teatro, Cinema e TV. Produtor do vídeo documentário “Fábrica de Ilusões – Décadas de Novelas – Do Realismo ao Fantástico”. Trabalhou com jornalismo web, no Portal A12, pertencente ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). É editor do blog televisivo “Zappiando” e gerente de conteúdo da produtora carioca Brainstorming Entretenimento e do Theatro NET Rio.

One thought on “Macaco Xico e os outros personagens que pintavam o sete em “Caras & Bocas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>