“Roda de Fogo”: Trilha sonora com canções inesquecíveis

A trilha sonora de “Roda de Fogo” contou com muitos sucessos e se eternizou algumas canções como a música de abertura cantada por Marina Lima, “Pra Comecar”. Saiba mais sobre essa trilha que inclui Ritchie, Simone, Djavan, Capital Inicial, Simply Red e até versão em italiano de uma música do Roberto Carlos.

Ouça aqui a trilha sonora nacional e internacional de “Roda de Fogo”

RODA DE FOGO NACIONAL

Grandes sucessos da música brasileira, lembrados até hoje, estiveram presentes na trilha nacional de Roda de Fogo. O destaque, sem dúvida alguma, vai para duas canções. “Você”, música de Tim Maia recebia uma gravação em ritmo de reggae da banda Os Paralamas do Sucesso e “Pra Começar”, música de abertura da novela, marcava uma nova fase na carreira da cantora Marina Lima (ainda apenas Marina naquela época).

Como o rock nacional estava em seu auge, mais duas bandas além dos Paralamas comporam  a trilha. A paulistana Rádio Táxi, banda que flertava mais com o New Wave e que já havia feito bastante sucesso com a canção Eva, apareceu na trilha com “Você se Esconde”, tema do jovem Pedro (Felipe Camargo), o principal mocinho da história e o Capital Inicial fecha o LP com “Música Urbana”, um tema de locação que se garante pelo arranjo bem dançante e quatro compositores, entre eles, Renato Russo (Legião Urbana).

Os temas românticos também merecem atenção. Ritchie vinha do estrondoso sucesso de “Menina Veneno” e já havia emplacado algumas canções em novelas como  “Só Pra o Vento”, tema da protagonista de “A Gata Comeu”, um ano antes e a abertura da novela Champagne (1983). Em Roda de Fogo, Ritchie emplacou uma canção digna de Lado B. A romântica “Transas”, tema de Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), se tornou um grande sucesso à exemplo das outras canções do cantor inglês.

Rosana, um ano antes de ser imortalizada com “O Amor e o Poder”, que só seria lançada no ano seguinte, integra a trilha com “Nem um Toque”, também um grande sucesso composto por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a dupla de ouro das canções-chiclete dos anos 80. Simone abre o LP com “Em Flor”, uma versão de Ronaldo Bastos para a música “Too Young”, uma belíssima canção gravada na década de 50 por Nat King Cole. A música casou com perfeição para a sofrida Maura, personagem de Eva Wilma, que havia sido presa e torturada pela ditadura militar nos anos de chumbo.

Mestre Marçal, ex-diretor da Portela e diretor de bateria também abrilhantava a trilha com o delicioso samba Facho de Esperança. Já Wando e Djavan também estavam na trilha, porém com canções menos famosas e Kiko Zambianchi emplacou “Alguém”, tema que deve mais ao personagem Tabaco de Osmar Prado.

 

RODA DE FOGO INTERNACIONAL

Bruna Lombardi, caracterizada de Lúcia Brandão, figurava a capa do LP Internacional da novela. É curioso notar que poucas músicas lembram algum personagem da novela, mas vale destaque por algumas faixas.

O LP era aberto por Michael McDonald, cantor de R&B, dando o tom do que seria o conjunto de faixas de Roda de Fogo Internacional: músicas dançantes recheadas com algumas canções românticas.

Mas vale destacar a presença do Genesis, com Phil Collins e de Peter Gabriel (ex-Genesis) que alcançava seu maior período de popularidade com o álbum “So” e com a canção Sledgehammer que pegou carona no sucesso de uma série americana com mesmo nome (no Brasil veio como “Na Mira do Tira” e foi exibida na Rede Globo).

Simply Red lançava seu primeiro álbum e mostrou ao longo dos anos que tinha fôlego. A canção “Holding Back The Years” é uma belíssima balada.

O italiano Peppino di Capri, uma espécie de Roberto Carlos napolitano, gravou uma versão belíssima de Outra Vez, composição de Isolda imortalizada na voz do Rei. A música repetia a sensibilidade de “Em Flor”, como tema de Maura, a sofredora ainda apaixonada por Renato Villar.

A banda progressiva Dire Straits chegava aos 10 anos de carreira com a música que se tornaria um verdadeiro hit: Why Worry. A canção era tema do casal Pedro e Ana Maria (Isabela Garcia) e Mike Francis, outro italiano de menor expressão, embalava o romance de Lúcia Brandão e Renato Villar com sua canção “You Can’t Get Out of My Heart”.

Entre os sucessos mais comerciais, outras bandas recheavam a trilha. New Edition, uma boy band que mais lembra as canções românticas dos Jacksons Five esteve presente e Heart com uma música hard rock que chegou a ser tema de comercial dos cigarros Hollywood.

A mistura do LP internacional, no entanto, é bastante harmônica e canções bonitas, embora nem todas sejam ainda lembradas, garantiram uma boa trilha e um relativo sucesso de vendas, tanto que até no cenário da casa de Rose, personagem de Gloria Menezes em “Brega & Chique” (1987), era possível encontrar o Lp.

 

9 thoughts on ““Roda de Fogo”: Trilha sonora com canções inesquecíveis

    • Olá! Não sabemos o nome dessa música, mas vamos pesquisar. Obrigado pela presença no site!

        • Eram músicas compostas especialmente para a novela pelo “Conjunto Nova Era” e não foram lançadas comercialmente.
          Procurei muito na época e me deram essa informação.
          Talvez se encontrar algum membro desse grupo pode ser que tenham maiores informações.

  1. Eu queria saber se no capitulo final desta novela não toca uma musica que me aparece ser africana um cantico, na cena que o renato morre na praia, meu cunhado tinha o disco mas essa musica não aparecia na discografia, não sei cantar nenhum pedacinho mas ela não sai da minha cabeça.
    Se puder me ajudar ficarei agradecida.

    • Olá Joelma. É bem possível. O Renato e a Lúcia vão viver no meio de uma tribo no último capítulo. Ela chega a dar à luz de cócoras! Vamos pesquisar a canção e se conseguirmos algum sucesso, lhe avisaremos! Abraços!

  2. Puxando pela minha memória afetiva, já que nem cheguei a pesquisar sobre o último capítulo no You Tube, eu me lembro da canção, creio que trata-se HOMELESS do Paul Simon, presente em seu álbum Graceland de 1986, com a participação do grupo vocal africano Ladysmith Black Mambazo. Na época da novela eu era criança mas como achei a música muito marcante, procurei por ela anos depois e consegui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>